quarta-feira, 3 de março de 2010

Aquathlon, a porta de entrada para o Triathlon


Tirado do site http://www.atletasdobrasil.com/ por
Naida Freitas/Presidenta da Federação Catarinense de Triathlon



É interessante observar o número de atletas novos e iniciantes que participam das provas de Duathlon Aquático, agora denominadas AQUATHLON, independente da prova ser de natação e corrida em duas etapas ou corrida, natação e corrida em três etapas.
A Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri) também reforçou a modalidade, desmembrando o Campeonato Brasileiro de 2010 em duas etapas – Sergipe e Rio de Janeiro.
Incluiu também a modalidade para as categorias infantis e infanto-juvenis dentro dos campeonatos brasileiros oficiais, possibilitando a participação das crianças em uma modalidade de mais fácil execução para o atleta e para a organização.
Em Santa Catarina dos atletas por prova, os federados buscam seus pontos para o ranking e a melhora de resultados, mas 50% são atletas nadadores de academias ou integrantes das assessorias esportivas que estão se implantando, mais os infantis. E ainda os adeptos da atividade física, como condicionamento físico, que buscam uma atividade mais dinâmica e atraente.
Verifica-se o interesse dos atletas, na aquisição de bicicletas para se iniciarem na modalidade de triathlon, entre os aquathletas que participam das provas, muito mais do que nas provas de duathlon, onde se verifica uma resistência maior dos atletas com relação à natação.
Conclui-se então ser o AQUATHLON a porta de entrada para a modalidade de triathlon
Mas, mesmo sendo uma modalidade com menos exigência para o atleta e para a organização, do que o triathlon, em Florianópolis, encontra-se muita dificuldade de liberação por parte dos órgãos de segurança e o fechamento de ruas, nas vias urbanas próximas do mar ou lagos, em decorrência do aumento no verão do número de turistas e automóveis circulantes.
Estas dificuldades provocam uma busca de alternativas como a corrida em areia da praia, em horários bem cedo pela manhã ou à noite, dependendo das condições do mar, onde é realizada a prova.
Ou ainda a busca de locais como parques reservas ambientais, longe do trânsito e da circulação de automóveis.
Em 2010, o campeonato catarinense permanece com quatro provas, com o ranking para os atletas federados, duas em Florianópolis e duas em Balneário Camboriu, tendo como descarte a prova de pior resultado e cinco pontos de bônus para os atletas que participarem das quatro etapas.
Os campeões, masculino e feminino, farão jus como prêmio à inscrição de uma etapa do campeonato brasileiro de 2011, norma já em vigor, para 2010, relativa ao ranking de 2009.
Do segundo ao quinto colocado, os atletas farão jus á uma inscrição de uma prova integrante do campeonato de 2011, da mesma forma que o campeão ou campeã de cada faixa etária.
A próxima prova será o EcoAquathlon Rústico do Rio Vermelho, em 28 de fevereiro, nas dependências da Polícia Militar Ambiental, com 600 metros de natação na Lagoa da Conceição e 4 km de corrida em trilha de grama.
O campeonato prossegue em 21 de março e 19 de abril em Balneário Camboriu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário. Essa interação é muito importante para nós.
Um abraço Léo Rufino